Dicas de tratamento para Bronquite e Asma no programa Bem Estar

Uma doença que atinge um em cada sete adultos no brasil e uma em cada seis crianças.

Quais os sintomas da bronquite e como evitar?

Veja como prevenir bronquite.

Conheça a história da Luana que tinha crises todos os dias, todos os dias tinha que fazer inalação. Após começar a fazer algumas mudanças em sua vida além de começar um tratamento, está a um bom tempo ser ser crises de falta de ar.

No frio aumenta muito esse problema de quem tem Alergia, Bronquite ou Asma.

Segundo Dr. Rafael Stelmach que é pneumologista Asma mata!

Os números mostram que nos últimos anos são 3 mil mortes por ano por Asma, que é uma doença totalmente evitável. Então se a pessoa não se cuidar e não se tratar, ela pode parar na UTI e pode falecer!

Mas tem prevenção! Aliás, um em cada sete brasileiros sofrem desse problema, falta de ar. Você tem? Você sente?

Qual a diferença entre Bronquite e Asma?

A Bronquite na verdade é uma infecção com uma inflamação dos brônquios e Asma é o bronco espasmo, é a inflamação do bronco geralmente causada por um agente infeccioso provavelmente um vírus.

Veja mais sobre a diferença com o Dr. Drauzio Varella.

Qual é a diferença da inflamação da bronquite e a inflamação da asma?

A asma é que ela está constante e sempre presente, nasce com as pessoas e é uma doença genética. Então o vírus que causa uma bronquite aguda ele vai ficar bom, mas na asma não, tá sempre inflamado, pois é uma uma doença mais crônica.

A asma tem uma obstrução pela contração que é secundário inflamação. Inflamação da bronquite aguda em 2 ou 3 dias viral passa, vai embora e nunca mais volta a não ser que tenho um outro episódio. Da asma está sempre inflamado, constantemente o brônquio fecha mas a inflamação persistente. Se você tratar só o fechamento do brônquio, você não está tratado inflamação, tem essa diferença e por isso a necessidade de tomar remédio.

A asma não precisa necessariamente do vírus entrar no aparelho respiratório, então o que acontece na asma é que a gente tem um espasmo do músculo, então existe já a inflamação que é crônica constante e a pessoa que já tem inflamação, e além disso na crise de asma fecha o músculo, e o ar fica difícil de passar.

Na verdade o que acontece é que o ar entra fácil, a pessoa respira fácil, porém demora para sair, e aí tentar a respiração na forma de chiado.

O que é a bombinha de Asma e quando deve ser usada?

É preciso ter cuidado, pois nós temos vários tipos de bombinha. Primeiro bombinha uma coisa muito bacana, não é ruim, porque existe um certo preconceito com ela. A bomba em um dispositivo que leva o remédio pra dentro do pulmão, então não passa por nenhum lugar, vai direto do pulmão e existem as bombinhas que tem o broncodilatador, que diminui a força de contração e existem as bombinhas que têm um anti-inflamatório que fazem desinflamar o brônquio.

Para os doentes que têm sintomas constantes mais de uma vez por semana, Asma propriamente dito e não uma bronquite, ou seja, uma doença que vem e vai, vem e vai, está sempre presente, tem que tomar um anti-inflamatório junto com um broncodilatador, é uma associação de coisas que apenas o uso de um broncodilatador, vai apenas aliviar. O problema e a inflamação persiste, e usar apenas o broncodilatador não resolve a inflamação.

Bombinha faz mal para o coração?

Há adolescentes que às vezes ficamos nessa bombinha com broncodilatador e usa na dose excessiva, na dose errada e não na dose que o médico prescreveu, e aí essa bombinha com um broncodilatador pode acelerar um pouquinho o coração.

Na asma não basta usar só broncodilatador, tem que usar o bronco dilatador e anti-inflamatório,  porque usar a bombinha não resolvem a inflamação, enquanto que na bronquite pode até tomar pontualmente.

Bombinha é bom mas tem que ser usada com critério e com prescrição médica.

Crise de asma tem relação com o emocional?

Não tem diretamente, o fator emocional não causa mais ou menos Asma, mas ele é um amplificador. Os asmáticos eles são mais ansiosos, é uma característica dos asmáticos por causa da falta de ar, que é uma uma sensação muito ruim. Então você já está com a Asma, já está com a crise e quando você fica nervoso, isso amplifica, aumenta mais.

Mas tem que tratar a asma porque diminui a ansiedade a priori e também se você é muito ansiosa, tratar a ansiedade. Porém as coisas não são causa e conseqüência. A asma tem que tratar independente do nervosismo.

Veja 10 passos para começar a tratar sua bronquite.

Dois tipos de bombinhas de asma.

A bombinha faz com que o medicamento vá direto para o pulmão, por isso que é tão eficaz. As bombinhas evoluíram muito, já não são como as de 50 anos atrás. Elas têm vários medicamentos e elas têm que ser aplicadas adequadamente.

A tradicional essa bombinha que se chama de”bombinha mesmo”, que é uma bomba spray que pode ou não ser utilizados junto com um espaçado.

Outra alternativa é uma cápsula de pó, você coloca  dentro do dispositivo e fura e aspira. Segura o ar dentro do pulmão por 10 segundos para que o remédio chegue na árvore respiratória.

Como usar o Nebulizador?

O nebulizador deve ser sempre higienizado e para casos de asma ou bronquite deve ser utilizado o soro fisiológico juntamente com o remédio.

Para casos mais simples como nariz congestionado ou um simples resfriado, pode ser utilizado apenas como o soro, mas nunca com água.

Qual esporte mais indicado para prevenir doenças respiratórias?

Esportes aeróbicos são mais indicados para prevenção de doenças respiratórias, como a natação e o ciclismo, pois são atividade que mantem um ritmo de intensidade por um longo período de tempo, porém esportes como futebol também pode ajudar.

Esportes como musculação não ajudam nesse caso, pois não são esportes aeróbicos.

Livre-se da Bronquite de uma vez por todas

Alexandre Delmondes

Alexandre Delmondes foi diagnosticado com Bronquite aos 13 anos e hoje busca ajudar a outras pessoas a se livrar dessa doença e viver normalmente.

Website:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.